Durante o processo você não fugirá dos cartórios.
Minha experiência me diz: Tome cuidado com os cartórios.
Alguns documentos são caros, alguns cartórios não são digitalizados (por mais incrível que isso pareça) e alguns funcionários não tem boa vontade de ajudar.
Antes de recorrer ao cartório vá aos serviços públicos como Arquivo Público, Arquivo Nacional, museus históricos. Geralmente nestes lugares os documentos não tem custo ou o custo é baixo ao contrário do cartório.
No início, enquanto você recolhe os documentos, principalmente se sua descendência não é direta, procure tirar apenas cópia dos documentos necessários e identificar onde você encontrará o original, quando necessário for. Assim você evita gastos desnecessários. Como você só poderá dar inicio à requisição com TODOS os documentos, vale a pena primeiro localizá-los e quando tiver conseguido todos, fazer as cópias autenticadas. Pelo menos tenho feito assim.
Só não esqueça de identificar direitinho de onde você tirou cada documento. Se não o trabalho vai ser dobrado.
Em todos os lugares que você for vão pedir informações como datas, nome completo, cidade, principalmente nos cartórios. Então vá reunindo essas informações e vá preparado.
Em alguns lugares eles permitem que você procure o documento, mas não são em todos. Nos cartórios isso raramente acontece, principalmente se o sistema não for automatizado.
Neste link você poderá ver mais informações sobre como encontrar documento nos cartórios.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário